Música autoral: descubra como lançar a sua

Você sabe o que é música autoral?

A música autoral refere-se a uma composição inédita, ou seja, uma produção própria.

Mas você sabe como finalizar a sua composição? Hoje vamos te contar alguns passos para você tirar a sua música do papel e lançar sua obra prima.

Vamos lá?

Como eu sei que a música que eu fiz é totalmente autoral?

Todo o processo criativo, a letra, a melodia, os arranjos… tudo que fizer parte da sua música tem que ser essencialmente criado por você.

É claro que nós que amamos música temos muitas referências e, por isso, às vezes uma produção própria pode ter pitadas de músicas que escutamos e admiramos.

Portanto, atente-se ao fato de que a sua música tenha todos os seus elementos de construção únicos.

Isso porque, se a sua produção não for totalmente autêntica, pode acabar configurada como plágio.

O plágio é o uso de uma obra alheia sem autorização, que pode variar desde trechos ou elementos estéticos criativos a uma cópia idêntica à composição de outro artista. E sempre vale lembrar: plágio é crime!

Como lançar minha música autoral

Depois de dar aquela “malhada” no desenvolvimento da sua composição, é preciso produzir, gravar, editar, mixar (masterizar)  para então lançar a sua música.

Somente assim será possível colocar a sua música em plataformas digitais e então, finalmente lançá-la.

Com a música gravada e a parte de produção finalizada, aí sim o próximo passo é torná-la disponível para o público ouvir.

Atualmente, existem várias ferramentas que permitem você lançar a sua música. E isso é ótimo! Já que, por muitos anos, só era possível lançar uma música depois de correr muito atrás de gravadoras e produtores que acreditassem no seu potencial.

Muito em alta atualmente, as plataformas de streaming abrem várias portas nesse sentido.

Por exemplo, a mais famosa plataforma de áudio, o Spotify, permite que você se identifique como artista e publique suas músicas. Inclusive dá a oportunidade de monetizar o que você publica (o que não é nada mau, não é mesmo?).

Spotify for Artists

No caso dessa plataforma, é preciso acessar o Spotify for Artists e fazer o upload de arquivos dentro dos formatos WAV ou WAVE em PCM, ou FLAC (16 ou 24 bits com taxas de amostragem de 44,1 kHz ou superior).

Vale lembrar que: também é essencial ter uma produção visual para sua música, ou seja, uma imagem para ser associada na divulgação como capa do seu single ou álbum.

Após fazer o upload da imagem e o aúdio da sua música dentro da plataforma, o site vai mostrar uma prévia de como sua música vai aparecer para os ouvintes.

Direitos autorais e Internet

O direito autoral é fundamental para manter a valorização da música. Uma vez que os mais diversos profissionais vivem de seu trabalho, com a música não seria diferente.

Músicos querem ter seu trabalho reconhecido e valorizado, e nada mais justo do que a sua obra trazer remuneração.

No caso de músicas disponibilizadas na internet, certifique-se de que as plataformas escolhidas solicitem a sua autorização. Essa é uma forma de proteger os direitos autorais e dificultar a pirataria ou o uso irregular das músicas autorais.

Para entender melhor sobre os direitos autorais, vale ler a Lei Nº 9.610/1998, que dispõe sobre esse assunto.

Registro de música autoral

O registro de uma música autoral não é obrigatório, porém é uma forma de assegurar os direitos de autor sobre a mesma.

Toda música, ou qualquer obra intelectual, pode ser registrada na Biblioteca Nacional ou na Escola de Música da UFRJ. Ficando eleitos para registro: arranjos musicais, composições musicais, letras e partituras de músicas (Em Curitiba é na biblioteca pública do Paraná).

Registrar a autoria de uma música permite que o autor seja reconhecido, além de tornar possível especificar os direitos morais e patrimoniais. Fato que auxilia na hora de estabelecer prazos de proteção para o autor titular ou herdeiros.

Outras opções que agem em favor dos direitos autorais são o sistema Ecad e as editoras.

Sistema Ecad

O sistema Ecad é o responsável por cobrar dos usuários de mídias (Plataformas digitais, TV, rádio, bares, sites, etc) o valor correspondente aos direitos autorais quando a música for tocada nesses meios.

Para ter acesso a esse recurso, basta ser filiado a uma associação de música que administra o Ecad.

Lembrando que: Mesmo que você não registre a sua música, ainda poderá ter os direitos autorais de execução pública assegurados. Basta ser filiado a uma das associações de gestão coletiva musical.

Editoras

As editoras possuem um papel mais estratégico no desenvolvimento da carreira de um compositor. Sendo elas as responsáveis por impulsionar a música, abrindo diversas oportunidades de inserção no mercado musical.

Por serem responsáveis pela reprodução digital, desde a sincronização à reprodução de letras, há maior garantia de uma gestão eficiente na busca por proteção de direitos autorais.

Por exemplo, os streamings, como o próprio Spotify que já citamos por aqui. Em um caso como esse, as editoras representam 9% dos direitos de reprodução em relação à distribuição de direitos autorais digitais.

E aí, partiu lançar sua música autoral?

Aqui na Escola 180bpm, estamos realizando o Projeto Singles, que tem como objetivo valorizar a produção autoral dos nossos alunos. Confira mais informações no post: Projeto Singles: produza sua música autoral