Sobre o curso
Aula de Violão Online Presencial
O curso de violão da Escola 180bpm foi pensado para duas modalidades: popular e clássico.
Na modalidade clássica, o aluno aprende a postura tradicional e variante, os tipos de toque, a leitura de partitura e diferentes texturas (melodia acompanhada, polifonia).
Na modalidade popular ele foi pensado para aliar a prática e teoria de forma usual, fazendo com que o aluno hobbysta ou com objetivos profissionais tenha uma base sólida para tocar com bandas, improvisar, gravar e se divertir.
Aprenda as principais técnicas do violão:
- escalas
- ligados
- arpejos
- pestana
"A vibração das cordas transbordando sentimentos."
O que está incluso nas aulas de violão?
- Metodologia adaptada para o aluno
- Encontros Semanais Online ou Presencial
- Múltiplos Espaços de Aprendizagem
- Gravação no estúdio da própria escola
- Apostilas com conteúdo teórico e prático
- Apresentações Coletivas e abertas ao público
- Reserva de Salas da Escola
- Luteria no local
- Brindes Personalizados na Matrícula
- Loja de Conveniências
- Estacionamento próprio
3 Aulas online BÔNUS sobre Teoria da Música, Percepção e Ritmo!
As aulas de violão estão organizadas em 4 módulos
Postura, tipos de toque (apoio e livre), terminologia básica (o que indica corda, dedo Me e dedo Md na partitura), leitura de partitura, saber onde as notas estão no braço do instrumento, mecânica básica 1 (escalas, ligados, arpejos), repertório voltado para a leitura de partitura e desenvolvimento da técnica inicial.
Aspectos interpretativos 1 (mudanças de timbre e dinâmica) Lapidação da postura, mecânica básica 2 (escalas, ligados, arpejos), Pestana, Textura de melodia acompanhada, exercícios de aprimoramento e consistência do som, leitura à primeira vista 1, execução nas posições mais altas do violão, Repertório, sendo um Estudo Clássico (Sor, Carcassi, Giuliani).
Aspectos interpretativos 2 (respiração, articulação), Textura de polifonia, mecânica básica 3 (escalas, ligados, arpejos), leitura à primeira vista 2, Repertório, sendo um Estudo de Brouwer e uma peça da Renascença (Milan, Dowland).
Aspectos interpretativos 3 (fraseado, agógica, expressividade), leitura à primeira vista 3, Repertório, sendo um Prelúdio de Villa-Lobos e um movimento de suíte de Bach, Desenvolvimento do recital de formatura, contemplando os períodos renascentista, barroco, clássico-romântico e século XX.
Dúvidas frequentes sobre as aulas de violão
Sim, a primeira aula é gratuita para nos conhecermos!
Depende muito da rotina de estudo para além das aulas de violão. Mas uma média aqui na escola é de 6 meses a 1 ano para já estar dominando várias músicas e técnicas que são base para que a evolução seja cada vez mais rápida e divertida.
Sim, todos os nossos cursos: Cordas, Sopro, Voz, Produção Musical, Musicalização Infantil, Teclas e Percussivo estão online.
No caso do violão não há necessidade de unhas compridas, sendo utilizada as técnicas de dedilhado além da possibilidade de usar palheta.
Sim para o popular, o encordoamento de nylon é bem mais macio, apresenta volume mais moderado e timbre mais aveludado quando comparado aos violões com encordoamento de aço. Por ser mais maleável, a corda de nylon permite um melhor sustain para alguns estilos musicais como MPB e Samba. Já o aço com um timbre mais metalizado, exige um pouco mais de força. porem de fácil adaptação e muito utilizado em estilos como pop, rock, blues, Southern rock. No caso da modalidade clássica, recomendamos um violão com cordas de Nylon! Embora seja possível iniciar o curso com instrumentos de cordas de aço, elas tendem a dificultar tanto o desenvolvimento das unhas da mão direita quanto a postura da mão esquerda, demandando muito mais esforço físico.
Não! Apesar do uso do banquinho para elevar a perna esquerda seja a forma mais tradicional se se obter a postura clássica, existem várias formas de elevar o violão até a altura necessária: suportes de madeira, almofadas, ergoplay e uma grande variedade de suportes com ventosas que vão no fundo ou lateral do instrumento – alguns são até transparentes, garantindo a discrição! O importante é apoiar o violão na perna esquerda, pois isso garante uma posição muito mais ergonômica e equilibrada para tocar o instrumento, especialmente considerando as demandas do repertório tradicional.
Não necessariamente! Embora existam instrumentos específicos para canhotos, ou seja, em que a mão esquerda dedilha as cordas e a direita aperta as notas no braço do violão, o estudante pode tranquilamente usar o violão normal! A técnica é exatamente a mesma em ambos os casos, só é tudo “espelhado” no caso do violão canhoto!
Sim! Temos um plano bolsista para pessoas que não tem condições para bancar o valor cheio perante análise de renda familiar mensal. Mande um e-mail para contato@escola180bpm.com.br e solicite a ficha para cadastro.
Desconto de 10% para integrantes da mesma família no 2º curso e demais.
Desconto de 10% no 2º curso.
É claro que sempre existem exceções, mas a nossa metodologia compreende o intervalo de uma semana para que você consiga desenvolver as atividades e exercícios propostos pelo professor até o próximo encontro.
DEPOIMENTO DE ALUNO
Inicie sua jornada! A Escola 180BPM conta com profissionais com mais de 18 anos de experiência didática no ensino da música e com o ideal de formar uma comunidade de grandes músicos, prezando pelo ensino musical de alta qualidade através de uma didática moderna e eficaz, possibilitando assim aos alunos um resultado mais rápido e satisfatório, atendendo tanto níveis iniciantes quanto avançados.
Deixe seus contatos, nós retornamos para você 😉
ou