Felizmente, tem-se falado muito sobre a importância de cuidar do bem-estar psicológico. Para contribuir com essa temática, hoje vamos falar sobre música e saúde mental.
Você já se pegou dançando, pulando, tocando air guitar ou até mesmo ficou mais pensativo ao escutar uma música? Pois é, a influência da música alcança nossas emoções, memórias e relacionamentos.
Seja individualmente ou socialmente, a música traz inúmeros benefícios.
Mas você sabe como isso acontece? Acompanhe a leitura para entender mais!
O que a ciência diz sobre música e saúde mental
A música parece ter uma ação quase mágica nas nossas vidas. Tanto tocando quanto ouvindo, estar em um ambiente musical influencia em diversos aspectos.
Mas isso não é magia, é ciência. Estudos na área da saúde têm esclarecido os benefícios da música, tanto no ato de ouvir quanto ao praticar uma atividade musical.
O caminho que uma melodia percorre quando entramos em contato com ela vai além dos ouvidos. Existe toda uma trajetória cerebral que é definida, influenciando aspectos da memória, atenção, linguagem e percepção.
A importância do autoconhecimento
Um dos pontos que também se pode relacionar com música e saúde mental é a questão do autoconhecimento.
Saber quem somos, porque fazemos o que fazemos pode começar como um grande mistério que aos poucos vai sendo desvendado. Mas uma boa pista para solucionar esse caso pode estar relacionado com a música.
Os estilos musicais com os quais alguém se identifica acabam por se tornar parte de sua personalidade. Gostar de um tipo de som influencia nas roupas que você usa, nos comportamentos e nos relacionamentos.
Quem se conhece bem, aprende a se expressar melhor e aumenta suas possibilidades de desenvolver atividades criativas No caso da música, por exemplo, ter um bom nível de autoconhecimento pode te dar a base para criar uma música autoral.
Principais áreas de influência musical
Segundo pesquisas na área de medicina e psicologia, são diversas as áreas em que a música influencia positivamente. Entre as principais, podemos citar os aspectos:
- Cognitivos: os mecanismos mentais relacionados à memória, foco, comunicação e percepção;
- Emocionais: envolve as emoções, que podem ser despertadas, intensificadas ou aplacadas com a influência da música;
- Sociais: a relação com a música tem influência também na forma como são desenvolvidos os relacionamento sociais;
- Profissionais: muito relacionado com o aspecto social, algumas habilidades práticas da área profissional também podem evoluir com o contato com a música.
Cada uma dessas áreas se beneficia da música, expandindo o potencial de quem a inclui como parte do seu mundo.
Quer conhecer melhor essa relação? Então se liga na dica:
Conheça o nosso e-book: “A música e a mente”
Pensando na sua saúde mental e na nossa especialidade, desenvolvemos o e-book “A música e a mente”.
Nesse conteúdo de linguagem simples e acessível, você vai descobrir os benefícios de uma vida mais musical e vai ficar ainda mais clara a relação entre música e saúde mental.
Não deixe de ler esse conteúdo incrível! Clique aqui para baixar gratuitamente!