Como foi a Masterclass Concepção Guitarra

No dia 21 de agosto, a Escola de Música 180bpm recebeu grandes guitarristas do cenário musical brasileiro para a Masterclass Concepção Guitarra. Contamos com a presença de Edu Ardanuy, Fulvio Oliveira, Faiska, André Perle e Eric Paulussi. O Concepção Guitarra é o maior projeto de masterclasses, workshops & meet and greet de guitarra do Brasil, já contou com mais de 1000 alunos participantes e mais de 50 professores e parceiros.

As aulas aconteceram no estúdio da escola, o evento durou 7 horas com intervalos para networking, almoço e coffee break e contou com cerca de 20 participantes, onde os guitarristas trouxeram um panorama geral sobre timbres, equipamentos, carreira, composição e dicas de aprendizado. Conheça a seguir mais um pouco sobre cada um:

Edu Ardanuy

Alguns dos tópicos citados por Edu Ardanuy foram estudo de improvisação sobre acordes e arpejos. Ele entrou na cena do rock brasileiro no o final dos anos 80 e foi influenciado por bandas como Deep Purple, Led Zeppelin, Rush e Van Halen. Sua carreira começou com a banda The Key (1988), onde estreou com seu primeiro álbum e já esteve inúmeras vezes em capas de revistas especializadas como Guitar Player, Cover Guitarra e Guitar Class. Sempre prezou por fazer o tipo de música que gostava, se mandando na contramão da mídia apesar das consequências e dificuldades.

Fulvio Oliveira

Fulvio Oliveira falou sobre fraseado outside, ele tem mais de 30 anos de carreira, mais de 20 anos de experiência como professor, já trabalhou como sideman, gravações e aulas e é um guitarrista com anos de carreira. Seu primeiro álbum Fulvio Oliveira and The Wild Blues Band tem uma sonoridade Blues Rock e foi elogiado pela crítica e músicos. “Another Dream” é seu mais recente álbum, tem influências de Jazz/Rock, conta com nove faixas e as participações do guitarrista americano Greg Howe, na música “Another Dream” e Edu Ardanuy na faixa “Captain Caveman”.

Faiska

O guitarrista Faiska trouxe alguns tópicos sobre conexões de frases aplicadas ao blues, jazz e rock, influências musicais e sonoridade, timbre e personalidade, onde compartilhou sobre a importância de desenvolver sua identidade musical. Ele começou a carreira profissional no início da década de 1970 acompanhando o cantor Eduardo Araújo, e tocou em bandas como Zhappa, Joelho de Porco e Zona Sul. Como sideman, acompanhou também diversos artistas brasileiros, como Fagner, Ney Matogrosso, Ná Ozzetti, Rita Lee, Wanessa Camargo, Fabio Jr., Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó e foi eleito pelas revistas Bizz e Guitar Player como um dos dez melhores guitarristas do País.. Atualmente, é professor da mais conceituada escola de guitarra do país, o Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T).

André Perle

André Perle é guitarrista profissional desde 2005, faz parte de banda Kattah e leciona guitarra em aulas na Escola de Musica André Perle, onde é diretor e coordenador também, além de lecionar aulas online. Está em processo de gravação de seu primeiro álbum autoral e em paralelo realiza workshops sobre musica e clínicas de guitarra em todo o Brasil, além de ter criado cursos online e métodos para estudantes iniciantes, intermediários e avançados.

Eric Paulussi

Eric Paulussi, é músico profissional a quase 20 anos, atua na parte prática em shows e gravações e também na área didática, incluindo a especialização em Guitarra e Tecnologia. É consultor de setup e realizou mais de 500 análises e consultorias de setups e se tornou uma das maiores referências no país no segmento, um profissional respeitado e gabaritado no assunto, representando marcas de cunho internacional como Boss, Roland, Elixir, entre outras.

O evento acabou às 17h e contou com um espaço para muitas trocas e aprendizado, dando a oportunidade dos participantes aprenderem sobre técnicas e saberem mais sobre a experiência de guitarristas com um ampla carreira na área.